A nutricionista Alice Carvalhais do "Alice no País das Comidinhas" dá várias dicas para você ser mais feliz na introdução alimentar do seu filho. Confira:
1. Espere seu filho completar 6 meses, mesmo se ele estiver usando fórmulas infantis.
2. Não crie muitas expectativas para esse momento. Você pode se frustrar. Saiba que em média, na primeira refeição, as crianças aceitam um volume de aproximadamente 2 colheres de sopa.
3. Dê as primeiras 7 refeição com a criança no seu colo. Ela está acostumada com a amamentação que associa alimentação ao afeto. Deixe o cadeirão pra depois.
4. Entenda que qualquer coisa que não for leite, vai ser estranha ao paladar do seu bebê. É por isso que ele faz careta. Ele estranha o sabor, a textura e a consistência. Não tem nada a ver com o fato da sua comida ser gostosa ou não.
5. A reação que a criança tem ao ser apresentada a um alimento pela primeira vez não serve de parâmetro se ele gostou ou não daquele alimento.
6. Não encha muito a colher. Quando a gente vai provar uma coisa, a gente sempre coloca só um pouquinho. Deixa a criança provar primeiro e saber o estar por vir.
7. Comece aos poucos. Comece com uma fruta, depois legumes, depois legumes com feijão e só depois entre com a carne. Isso é importante pra você observar como o corpo do seu filho vai reagir a cada tipo de alimento.
8. Varie o cardápio, nada de limitar a alimentação do seu filho a 5 ou 6 vegetais. Seja ousada!
9. Prefira nas primeiras refeições alimentos de sabor leve pra criança não assustar e antes de 9 meses não use sal, mas abuse de ervas como tomilho, manjericão, orégano e temperos verdes.
10. Nada de peneirar ou liquidificar a comida. Os pedacinhos incentivam a mastigação.
11. Informe-se sobre o método BLW. Ele é bastante interessante.12. Se durante a refeição o seu filho apertar os olhinhos e devolver a comida, não precisa virar ele de cabeça pra baixo, nem chamar os bombeiros. Ele está aprendendo a lidar com o alimento na boca. Isso faz parte do processo. Mas, por uma questão de segurança, se informe a respeito de como desengasgar uma criança.13. Deixe a criança pegar na comida e esqueça a bagunça. No começo tudo é uma grande brincadeira.14. Não se preocupe com a quantidade ou equilíbrio das refeições no primeiro mês e ofereça os alimentos sem neuras e sem rigidez. Nesse primeiro momento, ele só precisa conhecer a comida.15. Saiba que antes de um ano o alimento que complementa o leite e não o leite complementa o alimento. Isso significa que embora somente o leite não seja mais suficiente, ele ainda é a principal fonte de nutrientes da criança.16. Jamais force o seu filho a comer, mas não deixe de insistir.17. Não fique narrando a refeição inteira. Isso pode aumentar o stress. Lembre-se de quando o seu filho nasceu, como era chato todo mundo falando na sua cabeça. Às vezes as novidades precisam de silêncio.18. Se o seu filho se alimentar bem, elogie, mas não se comporte como se ele estivesse fazendo um favor a você.19. Lembre-se que a forma como a introdução alimentar for conduzida, pode determinar o vínculo que a criança terá com o alimento para o resto da vida.20. Mantenha a calma e jamais compare sua criança com as outras. Cada criança se comporta de uma forma diferente. Se o filho da sua vizinha comeu uma banana inteira de primeira, parabéns pra ele, mas isso não significa que ele irá se alimentar melhor que o seu filho ao longo da vida
Fonte: Blog Alice no País das Comidinhas
http://alicecarvalhais.com.br/nutricao_para_gestantes,_bebes_e_criancas..html