O momento de tirar a fralda do bebê é motivo de dúvida e preocupação para os pais. Saber a hora certa de começar o processo e não apressar nenhuma etapa costuma ser a chave para o sucesso dessa transição, que, para algumas crianças, pode ser complicada.
Segundo a pediatra Wylma Maryko Hossaka, do Hospital Beneficência Portuguesa (SP), a maioria costuma estar preparada para tirar as fraldas do dia a partir dos 2 anos, mas pode ocorrer um pouco antes ou depois. Isso acontece porque os bebês costumam adquirir o controle dos esfíncteres, músculos responsáveis pela expulsão das fezes e urina, entre os 18 a 30 meses. “Tirar as fraldas durante a noite costuma ser mais demorado e as tentativas podem começar a partir dos 3 anos”, disse.
o ideal para os bebês de 2 anos é ter um lugar para que possam apoiar os pés e se sentirem mais seguros ao sentarem na privada.
Vale lembrar ainda que, se a criança for forçada ao desfralde e fortemente reprimida quando ocorre um escape, ela pode começar a prender o xixi e o cocô por longos períodos de tempo. Esse tipo de hábito pode causar problemas de saúde, comoinfecção urinária e constipação intestinal.
Fonte: Por Juliana Malacarne - Revista Crescer