Quando os feriados ou as férias escolares se aproximam, logo bate aquela vontade de levar os filhos para passear e conhecer algum local diferente, ao invés de deixa-los em casa em frente à tevê. Porem, independente do destino escolhido – pode ser um sítio de amigos, casa de praia ou hotel fazenda – existem alguns cuidados essenciais para que a viagem seja um sucesso. Então aperte os cintos e fiqueligado:
MALAS PEQUENAS: levar tudo o que seus filhos precisam na mesma bolsa parece uma tarefa impossível! Reúna somente o necessário e acomode em malas pequenas para que seja possível carrega-las e segurar as mãos das crianças ao mesmo tempo. Afinal, em uma rodoviária ou aeroporto lotados, é imprescindível mantê-los sempre por perto.
CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO: mesmo que seu rebento esteja grandinho e já saiba falar, é importante priorizar a segurança caso se perca em um parque, praia ou centro de uma cidade desconhecida. Providencie um cartão de papel para identificação com o nome e números de contatos dos pais. Ele pode ser colocado no bolso ou fixado à roupa, desde que não incomode a criança.
REMÉDIOS ESSENCIAIS: neste aspecto, é melhor sobrar do que faltar! Claro que não estamos estimulando a automedicação, principalmente em se tratando de crianças. Porém, é importante avaliar que pode ser difícil encontrar uma farmácia por perto, caso seu filho se sinta mal durante o trajeto, por exemplo. Analgésicos e remédios para enjoo são uma alternativa válida até chegar ao local de destino ou providenciar atendimento médico, se for o caso.
Viajar com os filhos requer alguns cuidados e uma boa dose de paciência e atenção. Mas lembre-se que as pessoas levam as memórias dos passeios por toda a vida. E você também quer que a próxima viagem tenha um significado especial para seus filhotes, não é mesmo?!